Adequação e Dimensionamento de Máquinas Elétricas

Em algum setor de seu empreendimento está presente uma máquina elétrica para auxiliá-lo em alguma tarefa. Seja uma linha de produção, uma bomba d'água, uma ventilação, uma esteira, enfim.. Motores elétricos são uma necessidade para a maioria dos empreendimentos, mesmo que seja para climatizar seu escritório através de um ar condicionado (que necessita de um motor elétrico). Poderiamos citar uma infinidade de situações onde estas maravilhosas máqiunas se aplicam.

 
Essa imensa aplicabilidade requer um dimensionamento adequado para que elas possam operar dentro dos padrões para os quais foram projetadas, oferecendo assim um máximo de aproveitamento, alto rendimento e vida útil prolongada. Mas como saber se meus motores estão projetados de forma adequada?
Essas máquinas, quando em funcionamento permanente, são como orquestras afinadas e podem ali permanecer até por um longo período de tempo, desde que não sejam extrapolados seus limites operacionais. Porém o acionamento destas máquinas é uma tarefa ardua para os sistemas elétricos pois a corrente elétrica exigida por elas para entrar em funcionamento pode assumir um valor de 7 a 15 vezes maior que quando estão em operação permanente. 
Sendo assim, quanto mais rápido os motores entram em regime de operação, menor é o esforço que ela fica submetida e menor é o estresse causado no sistema elétrico de alimentação. 
Um leigo então faria a seguinte sugestão: Então basta colocar um motor mais potente que ele entrará em regime de operação mais rapidamente e resolveriamos o assunto. 
 
 A resposta é NÃO. Existem outros pontos a serem analisados.
 
O superdimensionamento de motores elétricos, gerar um custo excessivo com a aquisição do equipamento que se propaga para dimensionamento do circuito de alimentação e proteção (pois deverão ser utilizados cabos com bitolas maiores para alimentá-lo e equipamentos de proteção mais robustos). Caso haja a necessidade do controle do acionamento ou da velocidade destas máquinas, serão necessárias dispostivos de controle cujo custo aumenta com o aumento de sua potência. 
 
Dimensionar  adequadamente estes equipamentos pode trazer uma série de benefícios como:
  • Diminuição no consumo de energia elétrica;
  • Adequação do fator de potência evitando cobranças por consumo de reativo;
  • Readequação dos padrões de consumo e diminuição da demanda de pico;
  • Diminuição no aquecimento das instaçaões pre-existentes;
  • Utilização de condutores de bitola reduzida, no caso de projetos e reformas, que implicam em menores custos;
  • Utilização de tecnologias de acionamento e controle de menor potência e portanto menores custos;
  • Menores custos nas manutenções.
 
Vale a pena uma análise detalhada sobre o dimensionamento das máquinas de seu empreendimento. Isto pode lhe trazer um retorno financeiro consideravel, haja visto os reajustes constantes nas tarifas de energia elétrica. Entre em contato e agende uma visita. Estamos a disposição.